Apresentação

Nascido na cidade de Goiás-GO, em 1928, Elder Rocha Lima constitui um marco na arte local com uma multifacetada trajetória que inclui as atividades transversais de pintor, desenhista, aquarelista, arquiteto, crítico de arte, artista gráfico e professor. Isso o ajudou a formar um perfil completo, que se manifesta de diversas maneiras

Nas paisagens, sejam urbanas ou rurais, apresenta as suas principais habilidades, que estão na maneira como conjuga diversos fatores que integram a arte, como a cor e a composição por exemplo. A formação de arquiteto e a convivência com mestres como Ubi Bava, Pedro Luiz Correia de Araújo e Glênio Bianchetti o auxiliam a encontrar a sua linguagem.

O grande desafio de um artista é justamente encontrar a própria voz que, no caso das artes visuais, consiste em estabelecer procedimentos visuais que apontem para realizações que comportem uma interpretação do mundo. E isso é conseguido por meio do desenvolvimento, ao longo da carreira, de uma inteligência visual.

Um fator importante no trabalho do artista está na coerência desenvolvida no seu percurso. O que congrega as diversas facetas está, em parte, na maneira de trabalhar os materiais, numa procura incessante pelo aperfeiçoamento. Isso demanda prática contínua e reflexão sobre o próprio trabalho e sobre o dos outros, numa caminhada permanente.

Oscar D’Ambrosio é Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, onde atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa.