MEMORIAL DAS IDADES DO BRASIL
UM MUSEU A CÉU ABERTO EM BRASÍLIA

No lugar onde foi construído o Memorial das Idades do Brasil havia um grande paredão de rocha antiquíssima, segundo Bertran, de um milhão de anos! Nesse espaço tão apropriado, ele resolveu fazer uma exposição das pinturas rupestres mais importantes do Brasil, ampliadas em alguns casos, copiadas com a maior fidelidade possível. Tornou-se uma mostra de extraordinário visual!

O rochedo está voltado para o lago Paranoá e para a ponte dos 3 arcos chamada Juscelino Kubitschek. Esse imenso painel ao ar livre tem uma grande beleza plástica. Em 15 de agosto de 2003, juntamente com sua mulher Maria das Graças Fleury Curado, doutora pela USP e Diretora da Escola Piaget, em Goiânia, e um grupo de amigos, fundaram o Instituto Bertran Fleury que abrigaria o futuro Memorial das Idades do Brasil. Vendeu então a fazenda Assombrado para realizar essa obra significativa, dentro de padrões naturais de preservação do meio ambiente.

O espaço foi direcionado a colégios, com palestras para alunos e professores. Nesse recinto agradabilíssimo muitos saraus com artistas, intelectuais e amigos foram realizados. Lá  ele pode manifestar seus talentos e  exercitar seus dons de pianista. Desde a morte de Paulo Bertran e a necessária volta de Graça Fleury para Goiânia e para a Cidade de Goiás, onde ela construiu o Memorial Paulo Bertran e a sede do Instituto Bertran Fleury, o local passou por diversas administrações. O local deveria continuar aberto para eventos culturais e de lazer com as trilhas pelo cerrado, planejadas por seus criadores, e com a visita imperdível ao paredão das pinturas rupestres…